ENGATES

ENTENDA MAIS SOBRE ENGATES

Engate de reboque

Você sabe qual a finalidade do engate?

– Um dos acessórios automotivos mais comuns no Brasil, os engates de reboque que são fixados nas longarinas do veículo e têm como principal finalidade o tracionamento de reboque ou semi-reboque, que podem ser carretinhas ou outras cargas.

– Outro uso bem disseminado dos engates é para proteção veicular ou estética do veículo. Vale ressaltar, porém, que tal uso não pode sobrepor à sua finalidade principal, ou seja, o acessório deve ter as características de resistência e segurança.

– Para evitar multas e riscos de acidentes, o uso dos engates deve seguir as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A principal determinação é de que os produtos passem por testes e sejam certificados pelo Inmetro.

O que diz a lei?

– A Resolução 197/2006/CONTRAN, em seu art. 1º já determina que a capacidade de tracionar reboques deva ser declarada pelo fabricante ou importador, desde que o engate de reboque não seja equipamento original de fábrica.

– Na sequência, registra que os engates deverão ser produzidos por empresas registradas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, sendo que sua aprovação fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, o que ocorreu em 22 de junho de 2007, por meio da Portaria nº 215.

– A Atos Protetores Indústria e Comércio EIRELI EPP está com registro junto ao Inmetro sob nº67.

O que diz a Portaria 215, de 22 de Junho 2007 sobre a plaqueta inviolável.

4.15 Plaqueta Inviolável: Plaqueta metálica fabricada em material resistente às intempéries, cuja afixação à estrutura do engate deve ser feita por meio de rebites. (Revogado Portaria 154, de 28 de maio de 2009), que diz: Art. 1º. Determinar que a fixação da plaqueta inviolável na estrutura do engate deverá ser feita em local visível, através de rebites ou por colagem, não sendo permitida a sua instalação na capa utilizada como acabamento e proteção dessa estrutura.

Definitivamente ENGATE NÃO É PROIBIDO!!!

O Engate de reboque É PERMITIDO por lei, mas como em qualquer outro item regulamentado pelo Inmetro, o Engate tem suas limitações que devem ser cumpridas para não infringir a lei e não danificar seu carro.

Vamos listar abaixo as principais.

– A empresa fabricante de Engate precisa ter registro no Inmetro e seguir as normas dos órgãos competentes como o Contran.

– O Engate deve possuir instalação adequada para um determinado tipo de carro, você deve buscar por um Engate desenvolvido para o modelo do seu automóvel.

– Conter: esfera maciça para o engate (ou seja, nada de peças com formato diferentes, como um cavalo ou peça de xadrez), tomada elétrica, iluminação, área para fixação de corrente de segurança.

– Plaqueta inviolável com o nome da fabricante, CNPJ, identificação do registro do Inmetro, referência à Resolução 197 do Contran, modelo do veículo ao qual se destina e capacidade máxima de tração. 

– Deve ser instalado somente por um profissional capacitado. 

– Não tracionar acima do permitido pelas montadoras dos veículos, essa informação você encontra no manual do seu veículo.

– Não colocar peso sobre a cabeça acima do permitido pelo fabricante de engates, essa informação está na etiqueta inviolável ao lado da cabeça do engate. 

ATENÇÃO: Colocar peso sobre a cabeça do engate acima do permitido pode comprometer a capacidade de tração do mesmo.